quinta-feira, 22 de agosto de 2013


Projeto Educando com a Horta Escolar 

 Alunos da Escola Municipal Yayá Paiva  deram início a mais um Projeto , no qual tem o grande apoio da Prefeitura Municipal .
 A  Escola Yayá Paiva tem o objetivo de levar aos alunos a vivencia e o contato direto com o meio ambiente natural. Oportunizar ao aluno a conquista do seu espaço, preservando o meio ambiente onde vivemos. Proporcionar como atividade extracurricular um espaço de estudo, descoberta e aprendizagem. Proporcionar aos alunos a descoberta das técnicas de plantio, manejo do solo, cuidado com as plantas assim como técnicas de proteção da estrutura do solo. Desenvolver de modo integrado, a consciência da responsabilidade para com o meio ambiente, respeitando o espaço biótico e abiótico a sua volta.Promover a responsabilidade social pela participação em grupo, incentivando o respeito pelo outro e o diálogo. riar um intercâmbio sistemático de informações no contexto ambiental através de observações, ações concretas e praticas a serem realizadas no ambiente escolar.  Levar os alunos a perceberem a horta como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável.


Uma das primeiras limpezas que iram ser feitas no terreno da escola.   

A iniciativa, fruto da parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), tem como objetivo a formação de agentes envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A ideia é formar profissionais capazes de promover hábitos alimentares saudáveis e educação ambiental dentro das escolas a partir da horta escolar e da gastronomia.

Todos os órgãos estaduais e municipais de educação podem solicitar a inscrição. A meta do projeto é formar entre 900 e 1.500 agentes multiplicadores de 300 municípios do país. No cadastro, cada gestor deverá indicar, pelo menos, um nutricionista, um coordenador ou assessor pedagógico e um técnico em meio ambiente e horta. Os profissionais irão participar de processo formativo continuado em 104 horas de curso, com encontros presenciais e atividades na plataforma virtual, no período entre agosto de 2013 e abril de 2014.
Para fazer a inscrição é necessário preencher os formulários A (municípios e estados) e B (gestores e participantes) e enviá-los para o endereço eletrônico selecaopeheg@unb.br até o dia 20 de julho. Os municípios e estados que participaram do projeto em anos anteriores poderão solicitar o programa de formação continuada, acompanhamento a distância pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem e novos materiais didáticos. Para isso, basta enviar e-mail para o mesmo endereço.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: gastroehorta@unb.br, pelo telefone (61) 3107-6004 ou pelo site www.cet.unb.br.
 Muitos ALUNOS de nossa escola como  DO 6º ANO C iram fazer parte desse projeto.

 TEMOS UM GRANDE APOIO TAMBÉM DO PROFESSOR ALEXANDRE QUE ESTÁ DANDO UMA GRANDE FORÇA A ESSE PROJETO.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário